Veículo: O Estado de S. Paulo
Quando decidiram escrever um material voltado para o desenvolvimento de habilidades como resiliência, capacidade de resolver problemas, autoconfiança, entre algumas das chamadas socioemocionais, os professores Eduardo Calbucci e Celso Lopes de Souza sabiam que estavam criando algo relevante para as escolas brasileiras. Com a experiência de sala de aula, estiveram num dos lugares mais sensíveis em que é possível ver o quanto os aspectos emocionais influenciam para o resto da vida de uma pessoa: um curso pré-vestibular.
A maioria dos candidatos a uma vaga nas melhores universidades do país enfrenta desafios para lidar com a ansiedade, o nervosismo e a insegurança no período, mesmo sabendo o conteúdo das matérias na ponta da língua. Mas esse é só o final de um ciclo de 15 anos, e saber lidar com esse tipo de situação, por exemplo, não é só para aqueles que possuem algum dom.Tanto é preciso desenvolver uma série de capacidades ao longo da vida escolar que o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) instituiu em sua matriz a avaliação de como os países estão realizando esse desenvolvimento em suas escolas. Afinal, elas impactam diretamente até no desempenho das disciplinas tradicionais. A própria Reforma do Ensino Médio brasileira, anunciada em setembro de 2016, também coloca em sua premissa a necessidade de se trabalhar as habilidades socioemocionais com vistas ao projeto de vida dos alunos.Veja mais...