InícioQuem somosSolução SementeConteúdo
Fale com um especialistaAcesso à plataforma
Educação Socioemocionalcom ciência, tecnologia e intencionalidade pedagógica.
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a Plataforma Semente apoia educadores e estudantes, com uma solução baseada em evidências e alinhada às diretrizes da OCDE, para medir e desenvolver competências socioemocionais.
+100 mil
estudantes impactados
27 estados
brasileiros e também em Portugal
+4 milhões de respostas
em medição socioemocional que impulsionam decisões estratégicas
O que a nossa solução oferece
Medição

As competências são avaliadas de forma adaptada à idade:

– autorrelato para estudantes de Fundamental Anos Finais e Ensino Médio;

– heterorrelato para estudantes de Fundamental Anos Iniciais, com avaliação feita pelos professores.

Para estudantes
Resultados e recomendações de aulas

Cada medição gera um relatório personalizado por IA com:
– fortalezas e pontos de atenção;
– recomendações práticas, em linguagem acessível.

Relatórios estratégicos por turma apontam:
– tendências e desafios socioemocionais;
– direcionamentos pedagógicos mais assertivos.

Para gestores
Formação acadêmica

Uma capacitação estruturada prepara os educadores para atuar com intencionalidade e base científica no desenvolvimento socioemocional.

Para gestores e educadores
Formação pessoal

Percursos de autoconhecimento com vídeos, autoavaliações e relatórios gerados por IA ajudam professores e gestores a reconhecer suas fortalezas e áreas de desenvolvimento.

Para gestores e educadores
Quero receber acesso!
Quero receber acesso!
Conheça a nossa base teórica
Estudos sobre educação socioemocional, realizados por renomadas universidades e instituições internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) –, baseiam-se no modelo dos cinco fatores. Esse modelo identifica as competências socioemocionais, agrupando-as em cinco famílias. A Plataforma Semente também utiliza essa abordagem, que é bastante robusta, amplamente estudada e constitui um referencial importante em termos de confiabilidade e comunicação científica.
A Plataforma Semente é a
sua aliada para transformar dados em resultados
Entre em contato com nossos especialistas e entenda como a solução pode ajudar a sua escola!
Quero falar com um especialista!
Principais benefícios
Feedback individual, 
gerado por IA
Orientações personalizadas que fortalecem o desenvolvimento socioemocional.
Relatórios analíticos em tempo real
Dados específicos por turma
que facilitam as ações pedagógicas.
Formação e cuidado com educadores
Oferecimento de cursos sobre aprendizagem e desenvolvimento socioemocional para educadores, com certificado.
Suporte rápido, eficiente e contínuo
Garantia de acompanhamento por parte da assessoria pedagógica da Plataforma Semente.
Apoio estratégico à gestão escolar
Integração à rotina da escola, auxiliando gestores no desenvolvimento intencional das competências socioemocionais de estudantes, professores e demais equipes.
Desenvolvimento abrangente
Oportunidade para que todos, educadores, famílias e estudantes, cresçam juntos, fortalecendo a cultura escolar de aprendizagem socioemocional.
Parcerias e premiações
Maria Caldeira - Diretora do Agrupamento de escolas do Alto do Lumiar (Portugal)
A primeira sessão de devolutiva do projeto piloto da Semente Educação, realizada na Escola Básica Pintora Maluda, do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, em Lisboa, foi um verdadeiro sucesso. Os professores envolvidos destacaram a qualidade do feedback recebido e das ferramentas oferecidas, que permitem atuar com precisão nas áreas socioemocionais mais desafiadoras — tanto dos alunos quanto dos próprios educadores. A presença de especialistas como a professora doutora Susana Fonseca (ISCTE-IUL) e representantes da FESP de Curitiba reforçou a relevância científica e a seriedade da proposta, que tem impressionado pela clareza dos dados e pelo impacto gerado nas escolas.
Gisele - Mãe de aluno | Colégio Dominus Vivendi
Meu filho tem acesso à Plataforma Semente desde os 6 anos e, como estudante, ele sempre comenta com alegria que teve aula com a Plataforma e que viveu uma experiência positiva, com algum aprendizado. Um dos principais pontos é a autorregulação: mesmo diante de frustrações, ele consegue se autorregular a partir do que aprendeu. As atividades em família também nos convidam, como adultos, a refletir sobre nossos próprios pontos e percepções relacionadas à educação socioemocional. Como mãe, gosto muito da Plataforma, que reverbera bons pensamentos no nosso dia a dia tão acelerado e proporciona ao meu filho prazer em participar das aulas e aplicar os aprendizados em diversas situações da rotina.
Ronaldo Camassola- Professor | COEBA
Ser parceiro da Plataforma Semente tem sido uma experiência transformadora. O conteúdo, as metodologias e as propostas de atividades trazem dinamismo para as aulas e favorecem um aprendizado mais significativo. No dia a dia, percebo meus alunos mais engajados, refletindo sobre suas escolhas e desenvolvendo competências socioemocionais essenciais para a vida. É gratificante ver como cada tema abordado desperta conversas ricas, amplia o olhar para o mundo e fortalece habilidades que vão muito além da sala de aula.
Parceira de pesquisas
Presença na educação básica e na educação para adultos
Parceira de pesquisas
Prêmio “Transformar para Educar”, em 2019
Parceria com o Agrupamento
de Escolas em Lisboa, Portugal
Perguntas frequentes
Qual a diferença entre autorrelato e heterorrelato?
Autorrelato é quando a própria pessoa se avalia, isto é, quando os próprios alunos ou adultos avaliam suas habilidades socioemocionais através de perguntas. No heterorrelato, a turma é avaliada por outra pessoa – no caso, o professor responsável.
Por que o Ensino Fundamental – Anos Iniciais não faz autorrelato?
Em alinhamento com todas as pesquisas na área, entendemos que as crianças desse segmento (1º ao 5º ano) ainda estão desenvolvendo suas capacidades de autorreflexão e podem não ter maturidade suficiente para avaliar com precisão suas habilidades socioemocionais. Por isso, utiliza-se o heterorrelato, por meio do qual os professores fazem a avaliação da turma com base em suas observações.
Qualquer professor pode ser aplicador da Plataforma Semente?
Sim, qualquer professor pode ser aplicador da Plataforma Semente. Oferecemos formações, eventos mensais, implantação e também orientações na plataforma e no livro do professor, a fim de preparar o profissional da melhor forma. Acreditamos na transdisciplinaridade da educação socioemocional: independentemente da área de atuação desse professor, a educação socioemocional está presente e pode ser trabalhada.
Como é possível medir as competências socioemocionais?
Com alto rigor acadêmico e científico, desenvolvemos uma solução que permite a medição de cada uma das 17 competências do modelo dos cinco fatores. Nela, o aluno ou o professor responde o quanto se identifica com as afirmações relacionadas a cada uma das famílias socioemocionais. Ao final das medições, ele recebe um resultado detalhado e personalizado, com indicação de fortalezas, pontos de melhoria e aulas ou cursos de reforço
Qual é a frequência das aulas da Plataforma Semente? Preciso ter um espaço na grade?
Sugerimos uma aula por semana. No entanto, há flexibilidade para que a escola se adapte conforme sua realidade e disponibilidade na grade de aulas. O encaixe das aulas da Plataforma Semente na grade horária é feito com a ajuda de nosso time de especialistas, de modo a respeitar a organização de outras disciplinas ou o cronograma escolar.
É possível acompanhar o engajamento das turmas?
Sim. A Plataforma Semente permite acompanhar o engajamento das turmas (para o professor aplicador e gestores) e dos professores (para gestores).
A Plataforma Semente fornece materiais físicos?
Sim. Há material didático, físico e digital, para todos os segmentos da Educação Básica: da Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o Ensino Médio. Para os segmentos que passam pela medição e recebem a recomendação de aulas, sobretudo o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, recomendamos o uso do material físico.
A escola deve seguir apenas as aulas recomendadas ou pode utilizar outras aulas também?
As aulas recomendadas concentram as competências socioemocionais que sua turma mais precisa desenvolver. No entanto, é possível fazer uso das demais aulas para ampliar a aprendizagem dessas habilidades com todos os alunos.
Plataforma Semente
Ancorada em evidências, intencional na prática.
Agende um horário com a nossa equipe!
Links principais
Início
Quem somos
Solução Semente
Conteúdo
Fale com um especialista
Acesso à plataforma
Quem somos
Nossa cultura
Trabalhe conosco
Nossa solução
Conteúdo
Nossos materiais
Nosso blog
Nossas redes sociais
Um passo à frente
Cadastre-se para receber nossa newsletter
e se manter atualizado sobre diversos temas
da aprendizagem socioemocional.
Ao se inscrever, você concorda com a nossa Política de Privacidade e fornece consentimento para receber atualizações da nossa empresa.
Ficamos felizes em ter você aqui!
Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Algo deu errado. Tente novamente