InícioQuem somosSolução SementeConteúdo
Fale com um especialista
Acesso à plataforma
Educação Socioemocionalcom ciência, tecnologia e intencionalidade pedagógica.
Da educação infantil ao ensino médio, a Plataforma Semente apoia educadores e estudantes, com uma solução baseada em evidências e alinhada às diretrizes da OCDE, para medir e desenvolver competências socioemocionais.
+100 mil
estudantes impactados
27 estados
brasileiros e também em Portugal
+3 milhões de respostas
em medição socioemocional que impulsionam decisões estratégicas.
O que a nossa solução oferece
Medição

As competências são avaliadas de forma adaptada à idade:

– autorrelato para estudantes dos anos finais e ensino médio.

– heterorrelato para estudantes dos anos iniciais, com avaliação feita pelos professores.

para estudantes
Resultados e Recomendações de Aulas

Cada medição gera um relatório personalizado por IA com:
– fortalezas e pontos de atenção;
– recomendações práticas, em linguagem acessível.

Relatórios estratégicos por turma apontam:
– tendências e desafios socioemocionais;
– direcionamentos pedagógicos mais assertivos.

para gestores
Formação Acadêmica

Uma capacitação estruturada prepara os educadores para atuar com intencionalidade e base científica no desenvolvimento socioemocional.

para educadores
Formação Pessoal

Percursos de autoconhecimento com vídeos, autoavaliações e relatórios gerados por IA ajudam os professores a reconhecer suas fortalezas e áreas de desenvolvimento.

para educadores
Quero receber acesso!
Conheça a nossa Base Teórica
Estudos sobre educação socioemocional, realizados por renomadas universidades e instituições internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) –, baseiam-se no modelo dos cinco fatores. Esse modelo identifica as competências socioemocionais, agrupando-as em cinco famílias. A Plataforma Semente também utiliza essa abordagem, que é bastante robusta, amplamente estudada e constitui um referencial importante em termos de confiabilidade e comunicação científica.
A Plataforma Semente é
a
sua aliada para transformar dados em resultados
Entre em contato com nossos especialistas e entenda como a solução pode ajudar a sua escola!
Quero falar com um especialista!
Principais benefícios
Feedback individual,
gerado por IA
Orientações personalizadas que fortalecem o desenvolvimento socioemocional.
Relatórios analíticos
em tempo real
Dados específicos por turma
que facilitam as ações pedagógicas.
Formação e cuidado
com educadores
Oferecimento de cursos sobre aprendizagem e desenvolvimento socioemocional para educadores, com certificado.
Suporte rápido,
eficiente e contínuo
Garantia de acompanhamento por parte da assessoria pedagógica da Plataforma Semente.
Apoio estratégico
à gestão escolar
Integração à rotina da escola, auxiliando gestores no desenvolvimento intencional das competências socioemocionais de estudantes, professores e demais equipes.
Desenvolvimento
abrangente
Oportunidade para que todos, educadores, famílias e estudantes, cresçam juntos, fortalecendo a cultura escolar de aprendizagem socioemocional.
Parcerias e premiações
Ana Cláudia Favano - Gestora
Escolher a Semente Educação como nossa parceira foi um passo muito importante, pois, sem dúvida, é uma plataforma que traz seriedade e comprometimento, com base científica, para o trabalho na escola. Então, tenho total confiança de levar isso aos pais de alunos, aos colaboradores e à comunidade escolar. É uma parceria muito sólida. É um prazer trabalhar e ver eles nos capacitarem para esse pilar importantíssimo da educação.
Gisele - Mãe de aluno
Meu filho tem acesso à Plataforma Semente desde os 6 anos e, como estudante, ele sempre comenta com alegria que teve aula com a Plataforma e que viveu uma experiência positiva, com algum aprendizado. Um dos principais pontos é a autorregulação: mesmo diante de frustrações, ele consegue se autorregular a partir do que aprendeu. As atividades em família também nos convidam, como adultos, a refletir sobre nossos próprios pontos e percepções relacionadas à educação socioemocional. Como mãe, gosto muito da Plataforma, que reverbera bons pensamentos no nosso dia a dia tão acelerado e proporciona ao meu filho prazer em participar das aulas e aplicar os aprendizados em diversas situações da rotina.
Fulana de Tal - Cargo de tal na Escola Tal
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus sagittis maximus aliquam. Duis venenatis libero sit amet velit rhoncus, sed semper lacus porttitor. Mauris in vestibulum sapien. Donec orci tellus, aliquam non egestas id, luctus sit amet metus. In aliquam laoreet magna ut consectetur. Proin faucibus luctus ipsum, eget vestibulum dui sodales congue. Curabitur id magna vel quam rutrum tempus. In et pellentesque nibh. Integer vitae aliquet justo, eget tristique elit. Integer congue sem rutrum tristique sollicitudin. In fermentum arcu vel velit gravida semper. Fusce dignissim est dui, ac molestie tellus fringilla sed. Mauris dignissim urna vel congue ullamcorper. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean porttitor purus eu erat pellentesque viverra. Cras efficitur consectetur arcu.
Parceira de pesquisas
Presença na educação básica e na educação para adultos
Parceira de pesquisas
Prêmio “Transformar para Educar”, em 2019
Parceria com o Agrupamento
de Escolas em Lisboa, Portugal
Perguntas frequentes
Qual a diferença entre autorrelato e heterorrelato?
Autorrelato é quando a própria pessoa se avalia, no caso da Plataforma Semente, o próprio aluno avalia suas habilidades socioemocionais através de perguntas. No heterorrelato, a turma é avaliada por outra pessoa, no caso, o professor responsável.
Por que o Fundamental Anos Iniciais não faz autorrelato?
Em alinhamento com todas as pesquisas na área, entendemos que crianças no Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) ainda estão desenvolvendo suas capacidades de autorreflexão e podem não ter maturidade suficiente para avaliar com precisão suas próprias habilidades socioemocionais. Por isso, utilizamos o heterorrelato, onde os professores fazem a avaliação da turma com base em suas observações.
Qualquer professor pode ser aplicador da Plataforma Semente?
Sim, todos os professores podem ser aplicadores da Plataforma Semente, isso porque nós preparamos esse profissional através de formações, eventos mensais, implantação e também orientações na plataforma e livro do professor. Além disso, acreditamos na transdisciplinaridade da educação socioemocional, ou seja, independentemente da área de atuação desse professor, a educação socioemocional está presente e pode ser trabalhada.
Como é possível medir as habilidades socioemocionais?
Através de alto rigor acadêmico e embasamento científico robusto, desenvolvemos em nossa plataforma uma ferramenta que torna possível a medição de cada uma das 17 competências do modelo dos 5 Fatores. Por meio de perguntas, o aluno ou professor responde o quanto se identifica (ou identifica na turma) em determinadas afirmações, atribuindo um valor de 1 a 5 para essas afirmações.
Qual a frequência da aula? Preciso ter um espaço na grade?
A frequência sugerida é uma aula semanal. No entanto, há flexibilidade para que a escola se adapte conforme sua realidade e disponibilidade na grade de aulas.O encaixe da Plataforma Semente na grade horária é feito por nosso time de especialistas que orientam a escola a organizar de forma que não interfira nas outras disciplinas ou cronograma escolar.
É possível acompanhar o engajamento das turmas?
Sim. A Plataforma oferece uma seção onde você pode acompanhar o engajamento das turmas (para o professor aplicador e gestores) e professores (para gestores)
A Plataforma Semente fornece materiais físicos?
Sim. A Plataforma possui material didático para todos os segmentos da educação básica, atendendo ao público da Educação Infantil a partir dos 4 anos até o Ensino Médio.Para os segmentos que passam pela medição e recebem a recomendação de aulas, há a possibilidade de usar o material físico, o que consideramos recomendável para as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
A escola deve seguir apenas as aulas recomendadas ou pode utilizar outras aulas também?
Nas aulas recomendadas o professor poderá dar uma atenção especial intensificando o trabalho das competências socioemocionais que sua turma mais precisa desenvolver. No entanto, poderá fazer uso das demais aulas para ampliar a aprendizagem dessas habilidades com todos os seus alunos.
Plataforma Semente
Ancorada em evidências, intencional na prática.
Agende um horário!
Links principais
Início
Quem somos
Solução semente
Conteúdo
Fale com um(a) especialista
Acesso à plataforma
Quem somos
Nossa base
Trabalhe conosco
Nossa solução
Conteúdo
Blog
Nossos materiais
Nossas redes sociais
Um passo à frente
Cadastre-se para receber nossa newsletter
e se manter atualizado sobre diversos temas
da aprendizagem socioemocional.
Ao se inscrever, você concorda com a nossa Política de Privacidade e fornece consentimento para receber atualizações da nossa empresa.
Ficamos felizes em ter você aqui!
Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Algo deu errado. Tente novamente